sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Ei, Smurf!

Sabe, se tem um tipo de funcionalismo público que eu não concordo, não gosto, fim da várzea e etc são os tais azuizinhos - ou oficiais da EPTC, se você quiser ser mais correto politicamente. Nada demais, mas hoje pela manhã vi um olhando capas de revistas numa banca enquanto o trânsito passava desapercebido - e a chance de multas gratuitas também! Sim, pois pra mim, nada mais são do que máquinas de fazer um dinheirinho extra. E sei, como todos, de histórias. 

Lembrei dessa: dirigindo pela Praia de Belas, fico cuidando a sinaleira e não vejo que o táxi na minha frente parou - dei um leve encostão. Taxista desce furioso - sério, nem arranhou! - e tem dois azuizinhos por perto, que ele prontamente chama. Os dois vêm tão rápido como tartarugas com câimbra e soltam a pérola: "Se vocês quiserem, a gente nem anota nada, resolvam por vocês". Claro, tudo bem. Afinal, que vocês vão ganhar por isso, não é? Paguei o taxista e fomos embora, e os azuizinhos esperando alguém para realmente multar - e aí sim, atingir cotas. 

Lembrei dessa, com minha mãe: na rota que tem na rodoviária, um carro faz uma curva proibida e se manda. Minha mãe, que vinha logo atrás, paga o pato e recebe a multa no lugar do imbecil. Mais imbecil ainda foi o azulzinho, que pra não perder a chance de multar (não deu tempo de anotar a placa do outro, de certo), anotou a placa do próximo. E nem parou minha mãe para dizer, simplesmente mandou a conta... digo, a multa. E aí, vai discutir o quê?

Opinião: cuidar do trânsito deveria voltar para a Brigada, quebrada e sem recursos. Se é pra pagar multa, que se pague para quem efetivamente pode fazer alguma coisa. Esses caras não são nem autoridade, não portam armas e são despreparados. Sério, muitos têm cara de "não consegui outro emprego, tô aqui", com aquele ar de superioridade de "eu sou autoridade". Ã-hã, tá. E eu sou a Lassie. 

Ah, pronto, já me indignei com essa gente que só chega em engarrafamentos depois de engarrafado, e ajudam a engarrafar mais; com esse pessoal que o expediente acaba às 19 para cuidar dos parquímetros, e depois disso você está sob conta e risco dos azuizinhos do turno da noite, os flanelinhas. Sério, Brigada de volta já. 

Leia ouvindo:
"A nossa indignação é uma mosca sem asas"
Indig(Nação) - Skank
.

Nenhum comentário: